Mutanthearts - O básico


"Como exatamente isto funciona?" — Faísca.


Rolagens:


Durante a narrativa de Mutanthearts algumas cenas e movimentos necessitarão do uso de dados. São dois dados de seis lados (2d6), os resultados variam de acordo com a mecânica básica que já tem presente no Monsterhearts 2: Com 10+ acontece algo bom. Se for 9-7 você realiza algo, mas com um custo e com 6 ou menos algo de ruim acontece com você ou com o grupo, mas receberá experiência.

Apresentando:


Escolha uma pele que você deseja explorar na história de Mutanthearts. Clique em uma deles para saber maiores detalhes disponíveis aqui no blog.


As peles serão apresentadas em episódios. No primeiro episódio: Sete de Setembro as peles Faísca e Telepata são apresentadas. No segundo episódio: Av. Paulista, as peles Estranho, Poderoso e Velocista estarão presentes.

Origem social:


O mais importante em Mutanthearts é lembrar de onde você nasceu. Quem você representa socialmente no Brasil e o que tu provavelmente defenderá. Identidade social é algo tão forte quanto suas habilidades fantásticas. Ela te fará incluir em comunidades, participar de ações, ser influente, ajudar a tornar o espaço mais ao tom de seu ideal. Construir um personagem assim requer um profunda consciência de representatividade, na ficha terão uma cartela de opções que abrangem algumas personas de adolescentes existentes no Brasil.

Sexualidade:


A sexualidade faz parte da vida adolescente, assim como em Monsterhearts 2, Mutanthearts pede permissão para falar sobre questões LGBTQ+ utilizando as mecânicas apresentadas no material (assexualidade/sem atração e movimentos de sexo). Não somente isso, mas como também no jogo Dream Askew para criar personas que abraçam a cultura LGBTQ+.

Características:


Cada personagem em Mutanthearts possui 4 características: atraente, esnobe, instável e superpoder.

  • Atraente: significa o quanto você cativa as pessoas fisicamente, emocionalmente ou psicologicamente. Não necessariamente o tempo inteiro, mas você poderá usar isto para conquistar algo que você deseja. Mas também poderá causar problemas de assédio.
  • Esnobe: representa o quanto você é orgulhoso(a), insensível, ausência quase total de compaixão. Você usará isto para não perder tempo com pessoas ou assuntos desnecessários. Mas saiba que ter este comportamento constante causa antipatia nas pessoas.
  • Instável: Está diretamente ligado ao seu controle emocional ou tomar uma atitude. Ser muito instável, significa que você não tem controle suas emoções, faz aquilo que o teu "coração" manda. Porém, não ser tão instável fará você não reagir a determinadas situações que necessitam de sua ousadia.
  • Superpoder: Misterioso, surpreendente e caótico. De certa forma você depende disto, faz parte do que significa quem é você: alguém que voa, cria gelo nas mãos, transforma seu corpo em outra pessoa, conversar com alguém sem usar a voz ou qualquer outra habilidade fantástica. Conviver com isto poderá causar orgulho ou decepção. Você é apenas um(a) aprendiz, conversar com alguém mais maduro poderá lhe ajudar ou tentarão usar seu potencial para provocar mais problemas. Resumindo, você é apenas um peão no tabuleiro de xadrez.

Destaque:


Destaque é o antigo sistema de highlight. Significa uma recompensa bônus por usar uma característica durante a sessão de jogo. O destaque é uma espécie de expectativa narrativa. Ou seja, você ou alguém espera algo incrível aconteça de você naquele momento. Sendo assim, o(a) Mestre(a) de Cerimônias escolhe uma das quatro características para cada pele, e a pessoa que tem maior número de laços com você escolhe outra característica. Para ambos os casos preencha a esfera respectiva as opções escolhidas.

Exemplo: Alice (MC) determina que o personagem Paulo (Pele Faísca - Atraente (2), Esnobe (1), Instável (0) e Superpoder (1)) tenha destaque na característica esnobe). Nanda (Pele Telepata - Atraente (1), Esnobe (0), Instável (1) e Superpoder (2)) tem o maior número de laços (3) com Paulo. Então, ela escolhe como destaque a característica superpoder).

Advertências: Destaques não são cumulativos, ou seja, não é possível escolher duas vezes a mesma característica. Não é necessário forçar o seu personagem a fazer sempre as atitudes que estão em destaque. Uma vez utilizado o destaque durante a sessão, ela perderá o seu benefício. Ao final de cada sessão, os destaques desaparecem. E no início de cada sessão, novos destaques são escolhidos.

Ferimentos:


Os ferimentos significam a quantidade de pontos de vida (HP) da sua pele. Eles serão por padrão 4 para cada pele, a não ser que o movimento da pele diga o contrário.

Movimentos:

Movimentos básicos: um conjunto de sete movimentos básicos que qualquer pele pode executar, elas estão diretamente ligadas as quatro características.

Movimentos da pele: cada pele possui um conjunto de movimentos peculiares. Alguns deles poderão ser herdados de acordo com o avanço de cada pele.

Movimentos da(o) MC: são um conjunto de habilidades e técnicas necessárias para tornar as cenas que honram os princípios e a agenda deste jogo.

Movimentos em equipe: é uma habilidade única em que seu grupo faz uma incrível sequência cinematográfica conseguindo punir inúmeras ameaças instantaneamente. A minha inspiração vem desta cena do filme Os Vingadores.


Assista até 0:55

Fanfic:


Este recurso está diretamente ligado a interrupção da narrativa por ausência de pessoas. Caso aconteça a não completude de uma temporada ou a renovação da mesma, qualquer pessoa poderá completar a história escrevendo uma fanfic. Uma fanfic é um modo singular para Mutanthearts em que você assume automaticamente o papel de Mestre(a) de Cerimônia e escreve uma história para cada episódio respondendo uma série de questões que são pertinentes a trama. 

Não somente isto, mas a fanfic permitirá que você construa algo fora do oficial. Histórias ao seu molde, romances proibidos, shipps improváveis, vilãs ou vilões se dando bem. Elementos absurdamente improváveis sendo realizados.

Deixe nos comentários o que mais lhe chamou a atenção e o que lhe deixou com dúvida. Vamos conversar.

Forte abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram