Valores baixos em atributos também geram excelentes tramas - Orientação para Cachorros Samurais

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Atributos definem teu personagem. Eu comecei uma conversa sobre o assunto nesta publicação. Vale a pena conferir. Antes de orientar sobre o atributo disciplina, eu acredito que seja importante realizar esta tentativa de abrir suas mentes. Digo isto, porque é bastante natural sempre querer vencer o desafio de rolar o dado. No manual de jogo Cachorros Samurais eu não detalhei informações significativas sobre o que cada valor representa em cada atributo. Sendo assim, eu deixei a cargo do(a) mestre(a) do bando e jogadores(as) decidirem o quanto isso é importante na narrativa seguindo o princípio:


  • 1 representa o valor mínimo do atributo. Define a falha, incompetência, ou qualquer condição miserável. Por exemplo, honra (1) pode significar que seu(ua) personagem é um(a) fora da lei ou procurado(a) do império. Em disciplina (1) identifica um(a) transgressor(a) dos ensinamentos da(o) mestra(o). Não concorda com o código de conduta. E por fim, em técnica (1), significa a ausência de habilidades em operar uma arma marcial, normalmente não tem postura ou ataca de forma selvagem e desequilibrada.
  • 5 representa o valor máximo do atributo. Te entrega um(a) personagem extremamente superior, valoroso, bem sucedido(a), algo inspirador, normalmente será uma lenda. Por exemplo, honra (5) significa alguém que segue fielmente uma doutrina, seja ela má ou ruim. Nunca a abandonará ou terá algum momento de fraqueza mental. Pode estar também diretamente ligado a situação social, pertencer a uma família nobre. Já em disciplina (5) inclina-se sobre o alinhamento ao código de conduta. Pode chegar a sugerir e criar novos códigos para o bando. Possui discernimento. E finalizando, com técnica (5), é de notório a habilidade com as armas e postura em combate. Finaliza os adversário com extrema velocidade e dificilmente será atingido, é um(a) discípulo(a) muito bem treinado(a) ou um(a) mestre(a) com um dojô.
Deixo abaixo uma tabela aleatória, com ideias para tramas. Role o dado e escolha.

Para o atributo honra (1) ou (2).
  1. Procurado pelo império por algum crime.
  2. Dívida atrasada com o(a) daimyo.
  3. Conhecido(a) por manchar o nome da sua família por uma atitude desprezível.
  4. Vive em condições miseráveis.
  5. Faz parte de uma ordem/grupo secreta(o) a fim de instaurar novas doutrinas.
  6. Definitivamente você não é bem vindo(a) na região por ato de traição.

Para o atributo disciplina (1) ou (2).
  1. Você deseja abandonar o bando, definitivamente.
  2. Alguma regra de conduta do bando deixou impune um violento criminoso.
  3. Iniciará a implantar uma nova doutrina como estilo de vida samurai.
  4. Provoca situações que tornam as regras do bando contraditórias.
  5. Abandona definitivamente a doutrina do bando, mas mantém em segredo.
  6. Dará um jeito de apagar todos as anotações pertinentes ao código de conduta do bando.
Para o atributo técnica (1) ou (2).
  1. Para quitar os impostos da cidade, você decide desafiar o(a) campeão(ã) do daimyo.
  2. É necessário montar uma barricada para proteger a colheita de uma enchente.
  3. Você é o único samurai defensor de uma região, um grupo de ronins inicia uma invasão.
  4. Recebeu a melhor arma já forjada na região, porém conseguiu quebrá-la.
  5. Está em busca de um treinamento, mas nunca consegue se superar.
  6. Feriu acidentalmente alguém do bando e o mesmo corre risco de vida.
Tem mais dicas? Deixe aí nos comentários.

Forte abraço.

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