Honra - Orientação sobre Cachorros Samurais

20:35


Durante muitos jogos em qual tenho demonstrado Cachorros Samurais, eu tenho percebido a falta de valorização do atributo Honra. Basicamente a honra é utilizada para validar a sua conduta moral, a ética, honestidade, coragem, comportamentos que sejam socialmente aceitáveis e admiráveis. Isso quer dizer que, a honra, está muito ligado a cultura da região. Historicamente, o Japão no período em que se passa o jogo foi bastante sombrio, trágico e nada aceitável. Era um período de muita resistência social e econômica. Porém, na história ficcional de Cachorros Samurais a situação é bem diferente.

Aconteceram muitas situações, das quais poderão ser notadas nas aventuras e atualizações encontradas neste blog, que dão pistas sobre a organização social do universo. Dentre elas sabemos que:


  • Mesmo que a raça predominante é a de cães, demais animais conseguem conviver entre si.
  • Animais machos e fêmeas tem funções bem definidas em várias atividades trabalhistas, econômicas e políticas.
  • Ser obediente ou rebelde é uma mera questão de escolha, sem a existência de uma ideologia.
  • Não sabemos se os(as) aprendizes de samurai a sua condição econômica. Ou seja, se vem de alguma família nobre ou menos favorecida.
Essas neutralidades inseridas no contexto de Cachorros Samurais, podem ferir e até mesmo desrespeitar as tradições históricas dos samurais, não fique chateado, é apenas um jogo e uma ficção. Eu, como autor criativo do jogo, tenho total liberdade de deixar apenas o que é necessário historicamente e ajustar algumas situações das quais não convém para o jogo. Entende-se que também, o jogo nunca teve a proposta de ser o mais fiel e realista possível. Ele fala sobre comportamento, conduta, ética, valores morais e como isto é exposto em aventuras. Sendo assim, vocês compreenderão o que seria a vida de um samurai.

Mas, para auxiliar as pessoas que organizam jogos de Cachorros Samurais deixarei uma lista de situações em que a honra tem maior importância que a disciplina e técnica. São elas:

  1. Coragem: Um grupo de rebeldes está cobrando impostos indevidamente por proteger a cidade, o atraso do pagamento causa a depredação e violência gratuita aos moradores. Com o pagamento, os rebeldes adquiram as propriedades com o apoio de uma general que gerencia a economia da província. Assim que vocês chegam na cidade, uma líder da comunidade lhe oferece toda a economia guardada para espantar estes rebeldes de lá. Aceitarão a oferta?
  2. Ética: Seu mestre lhe ensinou que piedade ao semelhante é demonstração de fraqueza. Se ele foi ferido, deverá ser deixado em campo, para que a própria alma encontre o seu caminho para partir. Você nota alguém gravemente ferido após um combate. Ele pede para você ajudá-lo a executar o harakiri, mas de alguma forma você percebe que a ferida pode ser tratada com maior cautela. O que decide?
  3. Honestidade: Você possui pouco estoque de biscoitos, porém, vocês se deparam com uma família extremamente faminta necessitando de alimentação. Vocês escondem o alimento e recusam doar, sabendo que isso garantirá sua fome posteriormente. Ou preferem auxiliar aquela família faminta a troco de preservar a sua moral como um(a) samurai honesta?
Os pontos de honra também poderão tornar a vida mais fácil ou complicada para os(as) personagens do grupo. Percebam que uma pessoa desonrada ela é mal vista, incômoda, possuem maus comportamentos, tende ao caos, a desordem, desobediência. Ao contrário da pessoa honrada, ela está mais inclinada a seguir fielmente as morais e doutrinas ensinadas pela sua criação ou pelo que acredita. Também estes personagens tendem a ser muito intolerante a comportamentos que desrespeitam sua forma de viver.

Espero que tenho auxiliado a melhorar a interpretação de seus personagens. Compartilhe nos comentários o que você pensa sobre o assunto.

Forte abraço.

Você poderá gostar também de:

0 comentários