Acessórios - Alterando os valores tradicionais de D&D

10:06



Alterando os valores tradicionais de D&D é a minha nova série de colunas sobre game design. A proposta é desconstruir e propor soluções nos núcleos mais famosos que sustentam a audiência deste jogo. Utilizarei por base a versão mais recente deste jogo, a edição 5. Basicamente esta série apresentará os seguintes tópicos:

Algo que não podemos negar é que Dungeons & Dragons é descendente dos War Games. Então miniaturas, cenários e demais objetos para compor cenas um valor muito simbólico na comunidade. É desonesto tentar jogar Dungeons & Dragons simplesmente desprezando isto. Os acessórios que citei neste parágrafo é um apoio narrativo extremamente fundamental. Não creio que jogar RPG não é somente uma conversa, ela depende diretamente de elementos visuais como meio facilitador imaginário. Tem um vídeo muito interessante que retrata basicamente este ponto. Veja:


Perceba nestas 3 fotos o quanto é precioso o uso de acessórios para realçar a experiência em uma mesa de jogo.




Percebam o quanto isto valoriza a experiência de jogo. O jogo Star Wars: Edge of the Empire possui um kit essencial de jogo fundamental para eu poder jogar na hora. Sem depender de adquirir outro tipo de acessório a parte, a princípio. Então eu gostaria de listar alguns itens importantes:

  • Miniaturas ou Marcadores.
  • Representação visual da ambientação (mapas, móveis, colecionáveis, souvenir).
  • Objetos necessários para executar ações do jogo (dados é um exemplo).
  • Pequenos encadernados, fichas de referência, cartões de ambientação, dentre outros.
  • Fantasias e caracterização da pessoa.


Já indicando a solução, eu vejo uma enorme carência esmagadora dos jogos nacionais não possuírem acessórios essenciais para facilitar a representação do universo imaginário. Em um mundo moderno com bastante distração, ter estes objetos é tão fundamental quanto o poder da fala. Se em teu grupo de jogo, você possuir a habilidade ou investimento para inserir elementos visuais na sua narrativa, faça isso. Infelizmente, não tenho em português o vídeo, mas eu recomendo a série Aquisitions Inc. oficial da Wizards of the Coast. É uma espécie de RPG Show, onde convidados são caracterizados de seus personagens e jogam aventuras. É muito legal.



No último artigo da série, eu estarei concluindo como este mundo ficcional não poderia ser chamado de seu, pois é uma construção coletiva e efêmera. Simplesmente acontece e depois desaparece. E por fim, gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto:

Como os acessórios poderão contribuir significativamente na sua experiência de jogo? Hoje em dia, você compraria um jogo de RPG por apenas por ser um livro?

Forte abraço.

Você poderá gostar também de:

0 comentários