Acessórios - Alterando os valores tradicionais de D&D



Alterando os valores tradicionais de D&D é a minha nova série de colunas sobre game design. A proposta é desconstruir e propor soluções nos núcleos mais famosos que sustentam a audiência deste jogo. Utilizarei por base a versão mais recente deste jogo, a edição 5. Basicamente esta série apresentará os seguintes tópicos:

Algo que não podemos negar é que Dungeons & Dragons é descendente dos War Games. Então miniaturas, cenários e demais objetos para compor cenas um valor muito simbólico na comunidade. É desonesto tentar jogar Dungeons & Dragons simplesmente desprezando isto. Os acessórios que citei neste parágrafo é um apoio narrativo extremamente fundamental. Não creio que jogar RPG não é somente uma conversa, ela depende diretamente de elementos visuais como meio facilitador imaginário. Tem um vídeo muito interessante que retrata basicamente este ponto. Veja:


Perceba nestas 3 fotos o quanto é precioso o uso de acessórios para realçar a experiência em uma mesa de jogo.




Percebam o quanto isto valoriza a experiência de jogo. O jogo Star Wars: Edge of the Empire possui um kit essencial de jogo fundamental para eu poder jogar na hora. Sem depender de adquirir outro tipo de acessório a parte, a princípio. Então eu gostaria de listar alguns itens importantes:

  • Miniaturas ou Marcadores.
  • Representação visual da ambientação (mapas, móveis, colecionáveis, souvenir).
  • Objetos necessários para executar ações do jogo (dados é um exemplo).
  • Pequenos encadernados, fichas de referência, cartões de ambientação, dentre outros.
  • Fantasias e caracterização da pessoa.


Já indicando a solução, eu vejo uma enorme carência esmagadora dos jogos nacionais não possuírem acessórios essenciais para facilitar a representação do universo imaginário. Em um mundo moderno com bastante distração, ter estes objetos é tão fundamental quanto o poder da fala. Se em teu grupo de jogo, você possuir a habilidade ou investimento para inserir elementos visuais na sua narrativa, faça isso. Infelizmente, não tenho em português o vídeo, mas eu recomendo a série Aquisitions Inc. oficial da Wizards of the Coast. É uma espécie de RPG Show, onde convidados são caracterizados de seus personagens e jogam aventuras. É muito legal.



No último artigo da série, eu estarei concluindo como este mundo ficcional não poderia ser chamado de seu, pois é uma construção coletiva e efêmera. Simplesmente acontece e depois desaparece. E por fim, gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto:

Como os acessórios poderão contribuir significativamente na sua experiência de jogo? Hoje em dia, você compraria um jogo de RPG por apenas por ser um livro?

Forte abraço.

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