Planilha orçamentária para auxiliar na publicação independente

08:50


O processo de publicação independente é muito delicado. Normalmente a editora tem maior competência em realizar este tipo de atividade. Com essa onda de faça-você-mesmo a habilidade de gestão será necessária. Eu desenvolvi uma planilha orçamentária feita no Excel para listar todos os custos, receitas, encontrar um preço de pré-venda e pós-venda garantindo uma segunda impressão em caso de esgotamento. Já elaborei duas planilhas dos jogos Cachorros Samurais e Erótica. A partir desta experiência compreendi o que pesa bastante no custo do livro são três pilares:

  • Quantidade de páginas.
  • Cores utilizadas.
  • Embalagem e custo para envio.
Quanto maior for a quantidade de páginas no livro, menor é a diferença de preço. Um livro de 80 páginas e outro de 150 tem uma diferença ridícula de preço. Poucos reais de diferença. Porém, o custo em outros segmentos aumentam absurdamente. Por exemplo, a elaboração do texto e design editoral. Ter um volume imenso de páginas para trabalhar talvez não seja a melhor opção para quem trabalha solitariamente. Eu demorei quatro anos para produzir um livro de 84 páginas como primeira experiência. Imagina se eu optasse por um livro com 400 páginas?

As cores no projeto variam bastante de acordo com o conceito artístico da obra. É importante lembrar que se você não for um diretor artístico, contate com algum profissional. Um projeto colorido não cai bem em jogos que poderiam ter uma melhor experiência de leitura em tons cinza. Nem todo jogo publicado precisa ser em preto e branco, mas é a publicação que tem custo menor e servirá de experiência no segmento.

O tamanho do jogo (dimensão física do material) e quantidade de acessórios impacta diretamente no tamanho da embalagem e peso. Quando eu decidi publicar o jogo Cachorros Samurais tomei uma sorte tremenda. Eu não tinha tanta grana para fazer muitos componentes: Livro, marcadores, cartas, bowls e uma caixa de embalagem. Tudo isso impactaria em um peso maior e uma margem elevada de custo para envio. Logo, eu optei por apenas fazer o essencial, o livro de regras. Eu poderia enviar apenas por envelope, o que caiu drasticamente os custos e deu para imprimir mais livros para vender. Sendo assim, estes pequenos ajustes têm uma diferença no orçamento.

No processo de elaboração do orçamento é recomendável listar 3 preços diferentes. Não fique confiante que o primeiro preço encontrado é o melhor indicado. No arquivo, atente-se apenas a preencher os quadrantes amarelos. Os demais já estão vinculados para gerar os valores. Ao final da tabela é importante notar que a escolha do preço em pré-venda e pós-venda é inteiramente sua. A planilha servirá apenas como uma estimativa de custo, receita e lucro. Acesse agora a planilha para você salvar e desenvolver o seu próprio orçamento.

Abraços.

Você poderá gostar também de:

0 comentários