Método simples de testar jogos com mecânicas de cartas

20:16


Um dos game designers que mais admiro na atualidade é o Daniel Solis. Daniel é a minha referência em jogos de cartas. É um especialista na área. Digo isto, porque o seu processo de criação e produção dos jogos é um fluxo exemplar. Existe uma dica valiosa, que não consegui encontrar o seu post original, mas gostaria de compartilhar. É sobre possuir um baralho em branco. É um método barato e simples de você testar a sua ideia. Segue abaixo como você fará isto. 

Materiais necessários


* Bloco de papel rascunho; (20-25 folhas).
* Pincel; (Cor preta de preferência).
* Protetores de cartas; (Com fundo de preferência).
* Tesoura; (Pode trocar por: estilete com base para cortar).
* Régua; (Padrão de 30 centímetros).
* Lápis.

Como fazer?


Estou considerando que você tem nenhuma ideia de jogo. É importante que você faça uma quantidade considerável de cartas de acordo com o número de protetores de cartas que pretende usar. Geralmente faça o dobro de quantidade dos protetores de cartas. Se você possui 100 protetores, tenta fazer em torno de 200 cartas.

Passo 1: Pegue a quantidade de seus protetores (recomendo 100). E saiba qual formato (tamanho) é o adequado para encaixá-lo. Se você não pode comprar os protetores no exterior, visite uma loja nacional de distribuição grande. Estas lojas possuem especificações para as medidas. Na Galápagos Jogos existem alguns a venda. Mas qualquer loja especializada em Card Game no Brasil terá a opção para comprar protetores. Recomendo os que tenham fundo, mas vale lembrar que os transparentes são mais baratos.

Caso você não tenha dinheiro, encontre um amigo ou amiga que possui protetores para doar. Sempre tem alguém, aproveite para falar sobre seu projeto com esta pessoa.

Passo 2: Tire as medidas de uma carta que encaixa no protetor. Neste momento utilize a régua e lápis para estas anotações. É uma anotação super simples de obter. Mas na pior das hipóteses arredonde para baixo o valor do tamanho do protetor de cartas.

Por exemplo: o protetor de cartas que recomendei da loja Galápagos Jogos tem as medidas: 63,5 x 88 MM. Neste caso arredonde para 60 x 80 MM, convertendo para centímetros fica 6 x 8.

Passo 3: Quadricule o seu papel rascunho no máximo de cartas que é possível ser recortadas. Geralmente para cada folha A4, rende 9 cartas no tamanho 6 x 8 CM. Sem desperdiçar muito papel. Com 23 folhas de papel rascunho inteiro A4, rendem 207 cartas. O que é uma quantidade extremamente interessante.

Passo 4: Faça os recortes com muita calma utilizando a tesoura. Se você deseja agilizar, mas possui muita habilidade nas mãos faça com um estilhete. Porém realize o corte em uma base apropriada para esta ação.

Passo 5: Colete várias cartas não usadas de outros jogos e encaixe-os nos protetores junto com as cartas de papel recortadas. Se você utiliza o fundo transparente, tente aproveitar o fundo da carta não usada para padronizar. O fundo de várias cartas com informações diferentes fica extremamente poluído e confuso o visual. Neste caso, talvez seja melhor comprar um protetor com fundo. Facilite.

Passo 6: Utilize o pincel para anotar as mecânicas do jogo.

Cuidados na anotação


* Não faça inúmeras anotações.
* Descreva o que a carta faz com 1-2 frases.
* Faça poucos símbolos.
* Letra legível.
* Coloque poucos números.

Exemplo: 

Simbolo: Triângulo.
Texto: Compre 2 cartas.

É sempre você colocar em mente uma afirmação: Menos é mais. Quanto mais polida for a sua informação melhor. Se a carta informar por si só "o que fazer?" e "como fazer?" dispensando a consulta de regras chegou ao ponto ideal do jogo.

Abraços.

Você poderá gostar também de:

0 comentários