Onde será distribuído o seu jogo?



Este artigo foi inspirado neste post do blog Carreira Solo - Quero montar uma editora. Como fazer? A proposta é criar uma profundidade nos tópicos abordados. Demonstrar exemplos de fatos para provocarem questionamentos válidos sobre como iniciar esta carreira dolorida e prazerosa que é escrever e publicar jogos. Portanto eu continuo o artigo com o conteúdo:

Onde será distribuído o meu jogo?

1. Universo digital. O meio mais seguro e eficaz para distribuir o seu material é tornando-se um especialista. Exemplos:

  • Jogos para algum formato (família, novatos, jogadores competitivos, etc...).
  • Jogos temáticos (old school, ficção científica, horror, pós apocalíptico, etc...).

Para o seu público reconhecer você como um especialista é necessário gerar conteúdos. Você pode utilizar o conteúdo para dois meios:


Divulgue estes conteúdos em comunidades digitais ou agregadores de links. Continue gerando visitas até um ponto que você acredita ser suficiente para construir uma base de seguidores. Mostre para eles:

  • Um jogo completo.
  • Um jogo beta e experimental.
  • A proposta de projeto do seu jogo.

O seu público identifica que o um jogo completo é um produto final pronto para consumo. O jogo beta e experimental é uma versão que poderá conter erros, alerte seu público quanto ao risco. E finalmente a proposta de projeto do seu jogo é algo que ainda nem começou a ser produzido. É apenas um rascunho. Existem plataformas interessantes para cada item, respectivamente.

  • Jogo completo: Lojas virtuais, comunidades digitais e sua página da internet.
  • Jogo beta e experimental: Agregadores de links, comunidades digitais e sua página da internet.
  • Proposta de projeto: Financiamento coletivo ou Patreon.

2. Meio físico. É o método mais tradicional e confiável. Importante antes de navegar nestas águas é ter uma cartela de contatos. Aquelas que você conversa frequentemente. Provavelmente se estas pessoas possuem uma loja ou algum contato de gráfica e editora é meio passo para ele te ajudar no seu projeto. Ter um ponto base de distribuição fora da internet é maravilhoso. É um sinal que o projeto começou a caminhar. Mas não para por aí.

É sempre importante criar um canal de comunicação que direcione a estes pontos de distribuição física. Seja um anúncio de jornal, facebook, blogs, podcasts, vídeos no youtube. Enfim, busque uma forma de criar a imagem de importante e urgente para o seu material. Provavelmente se o seu produto foi anunciado em um programa famoso ele ganhará mais credibilidade. Não deixe também de ter imagens disponíveis gratuitamente para a comunidade apoiar em encontros, eventos e nas redes sociais. (banner, planfletos, imagens para facebook, twitter, etc...).

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram