Qual será o seu principal produto?




Este artigo foi inspirado neste post do blog Carreira Solo - Quero montar uma editora. Como fazer? A proposta é criar uma profundidade nos tópicos abordados. Demonstrar exemplos de fatos para provocar questionamentos válidos sobre como iniciar esta carreira dolorida e prazerosa que é escrever e publicar jogos. Portanto eu continuo o artigo com a pergunta:

Qual será o seu principal produto?

É o seu calcanhar de Aquiles. Normalmente, o principal produto de um estúdio, selo editorial ou de uma futura editora é o seu primeiro produto. Outro meio para descobrir isto é se as pessoas identificam (digo aqui um volume que você acredita ser considerável) você pelo seu produto. Vou mostrar alguns exemplos com o questionamento:

Qual é o primeiro produto que vem a minha cabeça quando eu falo das editoras abaixo?
  • Redbox: Old Dragon.
  • Devir: Vampiro, Gurps e D&D (Essa tríade rende uma boa discussão).
  • Jambô: Tormenta.
  • Retropunk: Savage Worlds (agora que está estabelecendo uma linha).
  • Unza: U.E.D.
  • Kobold's Den: Pulse.
  • Solar: Fate.
Pode ser que por coincidência você, leitor, esteja alinhado com o meu raciocínio. Não que isto seja necessariamente bom, mas é importante entender como funciona o meio, porquê? A editora quando escolhe o seu principal produto para concentrar a maioria de seus esforços. Se você curte muito (como fã) um destes produtos, provavelmente será pouco frustrado quando a editora lança algum produto alternativo. Por consequência pode até curtir um destes lançamentos. O que é bom para a editora e para o consumidor. Por exemplo:
  • Redbox: Shotgun Diaries.
  • Retropunk: Abismo Infinito.
  • Jambô: Reinos de Ferro.
O que deve-se evitar é a distribuição do foco para vários produtos alternativos. O consumidor fica confuso, preocupado e cria-se uma imagem de desespero da marca em tentar edificar seu lucro muito rápido. Sem contar que o risco da interrupção de lançamentos de uma linha que daria sucesso para a marca.

Para concluir, definir o seu principal produto é importante por que todo o meio e esforço será voltado para fortalecer a sua marca. Isto afetará diretamente no lucro da sua editora. Faça os seguintes questionamentos como exercícios:
  1. Qual é a maior linha de um RPG que você tem posse?
  2. Qual motivo levou a comprar esta linha?
  3. Qual editora você tem mais produtos diferentes sem ter uma linha continuada?
  4. Você se incomoda com algum jogo que não teve uma linha continuada? O que fez para manifestar a sua insatisfação?

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