O que esperar deste blog?



Saudações. Sejam muito bem vindos ao meu blog. Se chegou até aqui é um leitor que se preocupa com a proposta deste blog. Mas gostaria de registrar uma advertência:

Se você deseja saber conteúdos sobre jogos de cartas, jogo de tabuleiro ou jogos digitais recomendo os sites respectivamente: www.danielsolisblog.blogspot.com, www.boardgamegeek.com e www.producaodejogos.com.

Eu acredito que os jogos produzidos por brasileiros são excelentes. Patriotismo? Pode até ser. Mas gostaria de ressaltar apenas uma característica que define bem o nosso estilo e porque acredito que jogos brasileiros são excelentes.

Os brasileiros são pluriculturais!

Por isso temos um certo calibre para propor jogos com experiências que saibam comunicar e refletir culturas de forma externa (para fora do Brasil) e interna (dentro do Brasil). Sou muito feliz por ser um brasileiro.

Criar jogos é uma forma de expressar sentimentos, registrar parte de nossas vidas ou atiçar a curiosidade das pessoas a vencerem um desafio. Isto provoca diretamente a construir um conhecimento. É o nosso meio divertido de sentir-se bem com a vida. E somos gratos por jogar.

Obviamente não dá para viver exclusivamente de jogos no período inicial quando se decide criar jogos ou ser um game designer (só na teoria). Pense no Batman, por exemplo. Sem o Bruce Wayne não é possível que o Batman consiga todas as suas ferramentas no combate ao crime. Eu tenho contas fixas para pagar no início de cada mês, alimentação, saúde, estudos, lazer, investimento na poupança e se sobrar algum dinheiro posso comprar ferramentas para treinar game design. Felizmente, eu possuo um trabalho que proporciona tempo para treinar a criação de jogos. E sinto muito bem assim, por enquanto. Mas não quero estar assim por toda minha vida.

Este é o início da minha história. E estou continuando ela com este blog. Eu vou lhe dizer uma coisa: Não se sinta especial por ter um problema. Se não compreendeu isto, assiste o filme Melancholia por Lars von Trier. Você vai  compreender que o seu problema é insignificante quando todos sofrem de um problema maior que o seu. O mais importante é:
Qual será a sua reação quando um problema acontecer? Você vai ficar parado reclamando? Desabafar com alguém? Tomar uma postura para solucionar um problema?
Sabendo de tudo isto. Você encontrará os seguintes conteúdos neste blog:

  1. Princípios que sustentam os meus comportamento quanto game designer. Uma coletânea de aprendizados e perspectivas.
  2. Definições essenciais para compreender a forma como penso sobre story games e RPG de mesa. 
  3. Jogos que eu produzo. Atualizações e orientações para maximizar o sabor de experimentação do jogo.
  4. Produção independente de como crio os meus jogos. Relatar as minhas experiências bem ou mau sucedidas para publicar jogos.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram