O que é ser o Mestre?

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Mestre é o termo utilizado para uma ou mais pessoas que tem a função de criar a ambientação das cenas e personagens. Todas são utilizadas como ferramentas para que a história aconteça. O mestre é praticamente o artesão dos jogos de RPG de mesa ou Story Game. A sua imagem é respeitável e admirável por todos. O foco é resolver a história e não o conflito do personagem. Esta é a definição clara do RPG de mesa e do Story Game. Tradicionalmente o mestre auxilia os protagonistas com dicas e descrições incompletas para estimular questionamentos e ações. Um mestre segue alguns princípios básicos:

  • Entender o sistema e o cenário.
  • Todas as informações são entregues aos jogadores de forma enigmática, estimulando questionamentos e ações.
  • Não provocar aos jogadores desafios de resoluções simples.
  • Amarrar os conflitos de personagens dos jogadores com a história.
  • Fazer com que todos estes conflitos sejam parcialmente resolvidos na história.
  • Desenvolver um antagonista - de grau ameaçador e mortal - que frequentemente apareça para atrapalhar o objetivo dos jogadores, que seja difícil de ser derrotado, mas que estrategicamente consiga vencê-lo parcialmente.
  • Que a primeira cena da sua história seja intensa. Comece com a ação. Façam os jogadores estarem no limite de suas decisões e recompense-os.
  • Crie um momento de pausa na história. Aproveite este momento para debaterem dúvidas sobre as regras e ajustes de seus personagens.
  • Permitir que os jogadores tenham seus momentos de maior destaque na história.
Ser um mestre é investir em materiais. O principal é chamado de livro de aventuras. Excelente para mestres novatos e veteranos que não tem tempo para planejar uma aventura. Geralmente estas aventuras você encontra disponível na internet gratuitamente. Por exemplo no site do Moostache existem dezenas de histórias - http://moostache.com.br/downloads/ - dos jogos da Redbox (Old Dragon, Space Dragon, Dust Devils). Adquirir livros e seus acessórios dependendo do jogo é um investimento alto. Muita das vezes será necessário produzir o seu próprio material. O que gasta bastante tempo.  Quem deseja ser mestre precisa ter alguns hábitos desejáveis.
  • Gostar de ler.
  • Consumir literatura, filmes, séries, músicas que tenham haver com a história do seu jogo.
  • Criatividade.
  • Coragem.
  • Empatia.
  • Segurança nas palavras.
  • Expressão corporal.
Se você for um mestre iniciante, não se preocupe. Errar e estar confuso com as regras é o mais comum. Evite que este tipo de ocorrência seja reincidente. Crie uma folha de cola - geralmente usamos isto como escudo do mestre - com as regras que você tem mais dúvidas. Se sentirem que os jogadores também possuem dúvidas frequentes sobre algumas regras, produzam para eles.

Existem algumas técnicas mais avançadas para melhorar a sua narrativa. São elas:
  • Improvisação.
  • Estilos de tons de voz.
  • Trabalhar com conflitos dos personagens para gerar um bom vilão.
  • Criar vínculos entre personagens.
  • Estrutura de roteiro em 3 atos.
Abaixo indicarei 3 jogos para você exercitar ser um mestre no RPG de Mesa ou Story Game. Todos eles são gratuitos.

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