O que é Role-Playing Game?



Existem inúmeros livros que ensinam Matemática, mas apenas 1 vai fazer você entender e se apaixonar pela matéria. Eu acredito nisto e encontrei o meu livro.

Esta é a minha máxima para qualquer aprendizado. Se não conseguiu aprender agora, encontre outro meio, método, professor, livro ou seja lá o que passar pela sua cabeça. O que não falta são boas explicações e este é o objetivo deste artigo. Primeiro eu começo com um vídeo bem interessante produzido pelo o Newton Rocha - Tio Nitro doidimais.

O título chama bastante a sua atenção: Como começar a jogar RPG! É uma dos argumentos que novatos ou pessoas em potencial para serem rpgistas desenvolvem quando são convidados.



Existem outras definições bem contundentes e também gostei de seus pontos de vista e vou recomendar vocês lerem:


Eu aprendi o conceito do que é RPG pelo site da RPG Online. Foi o meu professor primário na área. Obrigado também ao Google por indicar ao site. 

Existem outras definições para RPG. Porém, existe um fator gravíssimo. Os casos de homicídios que envolveram diretamente o hobbie. Um estigma, que pode ser revertido pouco a pouco. Mas pelo menos nas terras mineiras falar sobre RPG não é algo tão convidativo dizer abertamente ao público. Estamos em um processo de construção de uma nova imagem sobre o hobbie. Alguns termos foram rotulados para tentar substituir o termo para mascarar a princípio este estigma e buscar novos jogadores são eles:

  • Jogo narrativo.
  • Jogo de contar histórias.
  • Jogo indie de RPG.
  • Jogo de RPG independente.
  • Indie RPG.

Claro que todos estes termos desgasta e muito nas discussões, mas saibam que tudo se trata do mesmo objetivo. Provavelmente você encontrará estes termos nos novos jogos que os brasileiros estão lançando. E não sinta que é algo diferente, no fim das contas são outros fatores que determinam o estilo de um jogo. Mas não é assunto para isto agora.

Existe outro termo conhecido por Mainstream. Geralmente são conhecidos por jogos com uma demanda altíssima de cópias onde o autor do livro não tem controle sobre o projeto e sim a editora responsável. Mas vou discutir isto em uma outra oportunidade.

Mas antes de efetivamente jogar RPG, comprar livros, miniaturas, dados e tudo mais eu assistia e tentava copiar o mais próximos de pessoas das quais assistiam as sessões narrativas. Portanto vou deixar abaixo 3 vídeos para vocês acompanharem exemplos de jogos online. Tanto em português e em inglês.

Este é um vídeo sobre o jogo Monsterhearts feito pela turma do Tear dos Mundos. É um jogo muito maneiro.




Outro exemplo é o jogo UED - Você é a Resistência do Júlio Matos. Neste caso aqui é em português. 

me>


A Jambô Editora cedeu espaço no seu canal do youtube para a iniciativa RPG das Minas. A turma das Garotas Geeks jogam nestas partidas de RPG.


0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram