O que é Cenário?

18:11



O Cenário é o elemento mais buscado e valorizado pelos jogadores dentro de um jogo. Nele contém o ambiente e a trama. O ambiente nada mais é que: onde se passa o jogo? Qual é a sua cronologia? Em qual época os jogadores estão participando? Quais são os recursos daquele ambiente? Como é a sociedade? Como funciona a sua economia e política? Como a sociedade lidam com problemas mundanos e quais são seus princípios?

Construir um cenário é tão difícil do que construir um sistema. Um cenário muito bem construído exige um domínio de escrita e arte gráfica bem apurados. Um cenário mal escrito, repleto de incoerências ou brechas que não são resolvidas na trama geram desconforto e insegurança no leitor. Mesmo que sua parte artística seja espetacular. Artes gráficas mal feitas ou que não tenham haver com o contexto do que está sendo escrito é tão ruim que a situação inversa. Gera uma comunicação controversa capaz de propagar uma imagem bem negativa sobre a proposta.

O cenário por definição deverá manter os jogadores dentro daquele escopo. Obedecer todos os limites que estejam implícitos. Um bom cenário envolve o jogador e faz ele se apaixonar. Geralmente em um cenário de um jogo existem heróis, vilões e lugares ou cenas marcantes. Faça com que isto aconteça.

Comece pequeno.

Sim, esta é a minha máxima. Crie uma comunidade. Explore ao máximo os pontos importantes e possibilidades para o início de uma história. Você poderá pensar em quais problemas aquele vilarejo está sofrendo atualmente e quais serão as consequências se não resolvê-las? E se resolverem todos os problemas quais serão as recompensas e transformações que acontecerão?

Logo, dentro de um cenário, existem situações ligadas a uma espécie de teia de consequências e recompensas. Todas elas precisam ter uma conexão com a trama. A trama é qual o enredo está se passando naquele momento. Em um cenário existem várias ações acontecendo, mas dentro de um jogo você vai se concentrar em apenas uma. Não importa o que aconteça.

Dentro de um Story Game é mais funcional trabalhar com trama. Porque um Story Game está apenas concentrado em uma vertente da história e é desejável que ela se resolva. Dentro de um cenário é importante enriquecer os detalhes. Geralmente elaborar tudo isto sozinho é complicado de atingir a máxima eficiência. É recomendável realizar esta tarefa com pelo menos 2 pessoas para conseguirem obter um resultado expressivo.

Comece a ampliar quando é desinteressante o limite atual de possibilidades. Nunca deixe muito amplo, não revele tudo, mantenha em segredo. Esta postura desperta o interesse do leitor ou jogador a buscar mais informações e valorizar sua ideia.Alguns cenários interessantes que fazem sucesso e que podem servir de inspiração:

Você poderá gostar também de:

0 comentários