Falta muito para criar 1 jogo por mês

12:01



Eis o meu grande objetivo como game designer: Criar um jogo por mês. É, somente desta forma que conseguirei rentabilizar o meu "hobbie" que tanto amo. Porém, decidi testar isso antes que eu leve o objetivo mais a sério. E acredito que levar a sério foi o grande erro. Vou explicar isso nos próximos parágrafos.

Tudo começou em Janeiro quando o Tiago Junges (Coisinha Verde) postou sobre a iniciativa #1GAM (One game a month!). É um game jam de escala global para produzir 1 jogo por mês. A prioridade deles é que seja jogo eletrônico, mas eles não se importariam se fossem outros tipos de jogos, desde que façam 1 por mês. A princípio duvidei da ideia, mas o próprio idealizador, Christer Kaitila demonstra que ele conseguiu realizar isso. Impressionante, mesmo não sendo jogos finais, mas são protótipos usáveis. Sensacional. Entrei na hype sem pensar 2x. Agora com 50% da etapa sendo ultrapassada posso dizer o que aprendi e do que ainda preciso aprender:

Elaborei 6 ideias de jogos analógicos. Cada um foi de acordo com o seu respectivo tema, exceto o mês de Fevereiro. Mas seguindo a lista dos temas e seus jogos foram:

  • Janeiro: Porticullis - Jogo: Itamirim
  • Fevereiro: Sound - Jogo: Erótica.
  • Março: Rogue - Jogo: Guardião.
  • Abril: Spring - Jogo: Saltos (nome provisório)
  • Maio: Growth - Jogo: Minotauros do Espaço Boardgame
  • Junho: Education - Jogo: Números 

Atualmente tenho 3 jogos de protótipos prontos - Itamirim, Erótica e Guardião - e os outros três - Saltos, MdE boardgame e Números - estão em desenvolvimento. Levando na ponta da caneta dos 50% do objetivo estimado só consegui 25% e alguns quebrados. Sinto orgulho de ter feito o que eu fiz. Itamirim é uma das obras da qual tenho maior ciúme, por que foi a minha 1ª experiência de desenvolvimento com jogos de cartas.

Em Fevereiro aconteceu o concurso FVM2013 onde produzi Erótica - a minha menina - mas ela não toca no assunto sound. Porque mecanicamente não terá envolvimento de música no jogo. Mas não fugi do objetivo de criar o jogo em 1 mês.

De forma geral, aprendi que eu consigo realizar um jogo por mês, desde que não esteja ocupado realizando alguma tarefa. Se eu fosse apenas estudante ou só trabalhasse seria tranquilo, mas infelizmente faço inúmeras atividades e então fica complicado. Outro ponto de aprendizado é que a responsabilidade de cumprir o prazo é um hábito bom, por que você não sabe se vai trabalhar com isso para alguma editora ou estúdio. Então desenvolver bons hábitos é fundamental. Também aprendi que treinando com vontade de aprender é possível surpreender-se com novas técnicas.

Mas de certa forma, reconheço as minhas falhas em não melhorar aspectos que desejaria melhorar. Principalmente habilidade com o Photohshop e Indesign. Sei sobre os elementos básicos só lendo tutorial, mas não consigo executar da forma como queria. Reconheço também que parei de monitorar o vizinho e preocupar-se apenas em entregar o meu desenvolvimento e abocanhar o próximo tema.

Para você assim como eu, é bom dedicar pelo menos 1:30 min até 3:00 horas de escrita do produto. Não invente muito texto, faça compacto. Mas é preciso dormir cedo, alimentar-se bem, executar uma atividade física ou relaxante para que sua mente não seja afetada ao longo do contato.

Você poderá gostar também de:

0 comentários